logo-fesj
Mec
Selo-2018-2019-01-1-e1574719213517

X Seminário de Educação do Curso de Pedagogia: Compartilhando estudos sobre a BNCC

O curso de Pedagogia da Faculdade Santos Dumont/FESJ promoveu nos dias 10 e 11 de junho de 2019, no auditório Professor Motta, o X Seminário de Educação compartilhando com os profissionais da Educação Infantil das redes Municipais e Particulares do município e cidades vizinhas, os estudos a respeito da BNCC- Base Nacional Comum Curricular

\"\"

A Base Nacional Comum Curricular é o documento que determina as competências (gerais e específicas), as habilidades e as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver durante cada etapa da educação básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. O documento prevê ainda que essas competências, habilidades e conteúdos devem ser os mesmos, independentemente de onde as crianças, os adolescentes e os jovens moram ou estudam.

A criação de uma Base Nacional Comum Curricular tem o objetivo de garantir aos estudantes o direito de aprender um conjunto fundamental de conhecimentos e habilidades comuns – de norte a sul, nas escolas públicas e privadas, urbanas e rurais de todo o país, conhecimentos considerados essenciais para o século XXI. 

Dessa forma, buscando o incentivo e a modernização dos recursos e das práticas pedagógicas e promovendo a atualização do corpo docente das instituições de ensino, espera-se reduzir as desigualdades educacionais existentes no Brasil, nivelando e, o mais importante, elevando a qualidade do ensino.

Apresentação dos discentes de Pedagogia e Mesa Redonda

\"\"

O 1º dia de trabalhos contou com apresentação pelas discentes do 5º período sobre estudos da BNCC da Educação Infantil e uma mesa redonda com o tema: “Repensando as práticas pedagógicas da Educação Infantil segundo a BNCC”com a participação do Prof  Mestre  Renan  Souza  e Silva, Chefe de Departamento da Secretaria de Educação de Santos Dumont, profa. Caroline de Paula Ribeiro  com  formação   no  método  Montessori praticada na Escola Internacional Saci de Juiz de Fora, profª Rita de Cássia Aleixo Prado, representante da metodologia Waldorf, também considerada sócio-interacionista da Paineira Escola Waldorf de Juiz de Fora,  e profa. da Casa Ms. AngelaneSerrate Fernandes, especialista  em  alfabetização e linguagem e pedagoga. A mediação do debate ficou a cargo da coordenadora do Curso de Pedagogia  profa. doutora Irineide Santarém André Henriques.

No último dia do encontro, foi abordado o tema: Literatura Infantil, uma vez que a própria BNCC assegura que “ desde cedo a criança manifesta curiosidade com relação à cultura escrita, ao ouvir e acompanhar a leitura de textos, ao observar os muitos textos que circulam no contexto familiar, comunitário e escolar, ela vai construindo sua concepção de língua escrita, reconhecendo diferentes usos sociais da escrita, dos gêneros, suportes e portadores”

\"\"

Para salientar a importância da Literatura Infantil na Educação Infantil, houve a apresentação do trabalho acadêmico das discentes do 5º período do Curso de Pedagogia e posteriormente, a profa. mestranda no Programa de Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS – UFJF, Joseani Netto, atuante no Ensino Fundamental II e Médio, compartilhou algumas experiências com o público.

Encerrando, em grande estilo, as discentes do 3º período do Curso de Pedagogia, apresentaram algumas técnicas de contação de histórias, também de suma importância para encantar nossos as crianças e assim desenvolver o gosto pela leitura.

Segundo a profa. Luciana Campos do Nascimento Caetano, organizadora do evento,  mais uma vez o curso de Pedagogia da FSD/FESJ teve a oportunidade de compartilhar conhecimentos com profissionais atuantes e “queridos, sendo a maioria ex alunos formados nesta Casa de Excelência”, num encontro de grandes reflexões e a certeza de que a base da educação são os profissionais qualificados e dedicados, porque os pequenos dependem de cuidados, carinho e muita atenção para serem motivados no caminho da aprendizagem.

            Profa. Luciana ressaltou que esse Seminário foi o primeiro do segmento da BNCC e já está sendo preparado os próximos que abrangerá o Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio.

             Numa síntese do aprendizado no Seminário, a coordenadora Irinéide enfatizou que: na Educação Infantil, as experiências com a literatura infantil, propostas pelo educador, mediador entre os textos e as crianças, contribuem para o desenvolvimento do gosto pela leitura, do estímulo à imaginação e da ampliação do conhecimento de mundo. Além disso, o contato com histórias, contos, fábulas, poemas e cordéis propicia a familiaridade com livros, de diferentes gêneros literários e as formas corretas de manipulação dos mesmos. Nesse convívio com textos escritos, as crianças vão rabiscando e à medida que conhecem as letras vêm às escritas espontâneas, indicativas da compreensão da escrita como sistema de representação da língua.

Tida Grillo

JornalismoFESJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *