logo-fesj
Mec
Selo-2018-2019-01-1-e1574719213517

VISITA TÉCNICA DO 6º PERÍODO DE PEDAGOGIA À PAINEIRA ESCOLA WALDORF DE JUIZ DE FORA

Necessário se faz que o professor atual conheça várias metodologias de alfabetização para melhor contribuir com a \"\"formação do educando. O curso de Pedagogia  da Faculdade  de  Santos  Dumont, desde  2009,  na disciplina  Alfabetização  e  Letramento,  com  a  Profª  e  Coordenadora  do  curso,  Mestre  Irineide  Santarém,  tem  oferecido  a  oportunidade  para  os  seus  acadêmicos  fazerem  visita  técnica  na  Paineira  Escola  Waldorf  de  Juiz  de Fora.   A  visita  sempre  acontece  de  forma  descontraída. Saem  de  Santos Dumont  acompanhadas  da   Prof. Especialista  Nelma  Regina  Garcia.. Na   visita  técnica  sempre  uma  professora  Waldorf   mostra  detalhadamente  a  rotina  da  escola.  Este   ano    foi   a   professora  Aline  Pereira  Dato.         

A  proposta  é  que  os  acadêmicos,  quando  assumirem  salas  de  aula,  coloquem,  em sua vivência, algumas contribuições da  pedagogia  Waldorf, idealizada por Rudolf  Steiner, em Stuttgart, Alemanha, em 1919.  Esta  \"\"pedagogia  tem como  proposta  uma  visão holística  do ser  humano, assim o biológico, mental  e  espiritual são  vistos  da  mesma  forma  e  importância.           

Os  acadêmicos de  Pedagogia  sempre  ficam  muito  encantados  com  esta  proposta.  Já  tivemos  alguns  que  escolheram,  como  objeto  de  pesquisa  do  Trabalho  de  Conclusão  de   Curso, pesquisar  a Pedagogia Waldorf.  Podemos  citar  as  ex- alunas  e  atuais  professoras:  Flávia Almeida, com o  trabalho  intitulado: Escola Waldorf: A relação das crianças com o universo do brincar, Talita  Aparecida  de  Freitas, com  o  trabalho  intitulado:  Brincar  na Pedagogia  Waldorf,  Jaqueline  Maria  de  Andrade, com  o  trabalho  intitulado:  Pedagogia  Waldorf:  Brincar  no  jardim  de  infância,  Thamires da  Silva  Maurício: A  contribuição  da  Pedagogia  Waldorf  para  a  educação  infantil  nas  escolas públicas.

\"\"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *