A Faculdade Santos Dumont/ FESJ está sediando o 1º curso profissionalizante Doulas no nosso município. O curso está sendo ministrado num total de 40 horas, pela enfermeira Franciane Martins, e é uma iniciativa do grupo de apoio à mulheres de Santos Dumont Coletivo Manas pelas Minas e conta com a parceria do curso de Pedagogia da FSD.

A abertura aconteceu na tarde de sábado, dia 13, com a exibição do filme/documentário “O Renascimento do Parto”, que apresenta uma reflexão sobre boas práticas para humanização ao parto e nascimento.
O evento contou com a presença da profa. Luciana Campos do Nascimento Caetano, repesentando o curso de Pedagodia FSD, da Ana Paula Fontes Ribeiro do grupo Coletivo Manas pelas Minas e da coordenadora voluntária do curso Doulas de São Paulo Erika Sato.

Segundo Erika, Doulas é um programa implementado pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo como política pública visando a satisfação e melhoria do parto e nascimento. Significa mulheres servindo mulheres, acolhendo e dando o apoio em um período tão importante de gestação.
“A Doula faz parte e não parto. É uma profissional que dá apoio emocional e físico a gestante, acompanhando e sem ser necessariamente profissional da área de saúde”, enfatizou Erika.

A participação da FSD no curso será com a intervenção dos profissionais de Marketing, prof. Ms Daniel Carmo que apresentará forma de divulgação desse novo conceito; da médica ginecologista e obstetra Dra. Janaina Salimenta Abdallah que falará sobre a fisiologia feminina e sobre trabalho de parto; da pedagoga terapêutica profa. Ms Irinéide Santarém; da psicóloga Roberta Marques que abordará o tema depressão e da profa. Tatiana Emídio que falará sobre ética e regras de conduta para a doulagem.
Tida Grillo
JornalismoFESJ