A Faculdade Santos Dumont/FESJ promoveu na manhã de sábado, dia 07/12, a reunião geral de encerramento do período letivo do 2º semestre de 2019 e de início de processo de captação dos docentes em Metodologias Ativas, visando a preparação dos professores para novas práticas pedagógicas.
Coordenada pelo diretor Executivo Francisco Gomes Barroso e pela diretora Pedagógica Ana Cristina Soares Costa, a reunião foi aberta com o oferecimento de um café da manhã e contou com a participação das professoras visitantes do Centro Universitário de Valença, profa. Dra. Mônica de Carvalho Teixeira e profa. Ms. Lucimeri Murício Ribeiro, qualificadas para promover essa ambiência favorável à compreensão de metodologias inovadoras e novas formas de pensar a educação.
Em sua fala, a diretora Ana Cristina ressaltou a necessidade de buscar a conscientização do corpo docente para as mudanças pedagógicas e tecnológicas voltadas para a educação, colocadas pelas normativas do MEC, a serem implementadas na FSD/FESJ a partir do 1º semestre de 2020.
As profas. Lucimeri e Mónica fizeram uma breve apresentação sobre Metodologias Ativas de ensino/aprendizagem, na qual o foco é o aluno como protagonista do conhecimento e o importante não é o que se ensina e sim o que foi aprendido pelo aluno.
Para a profa. Lucimeri, Metodologia Ativa não é um método, é uma visão mais ampla que permeia o currículo e a própria instituição. Profa. Mônica falou sobre currículo integrado por competência, vídeoaulas e produção do próprio material de aula.
Outro assunto abordado nas discussões foi as possibilidades trazidas pelas tecnologias como professores youtubers, pesquisas pela internet e disponibilização de informações em rede. O momento contou com ampla interação dos professores e serviu de base para reflexão a cerca dos desafios a serem enfrentados pelo corpo docente em 2020.
TidaGrillo
JornalismoFESJ